Transtorno de jogos eletrônicos

    A preocupação com a relação dos indivíduos com a internet - especialmente as redes sociais- e com os jogos eletrônicos online ou offline levou a Organização Mundial de Saúde a incluir uma nova doença no esboço da décima primeira classificação internacional de doenças, a ser publicada na metade deste ano, após reunião em Genebra em maio.
    Os jogos eletrônicos são potencialmente aditivos, ou seja, podem causar perda de controle sobre seu uso. O mesmo padrão de perda de controle pode estar presente em vários comportamentos humanos, como o sexual, alimentar, a aceitação social, etc.
    Como explicar esse fenômeno?
 O cérebro humano foi dotado de uma área especial para a produção de prazer, de neurotransmissão dopaminérgica, que por vezes pode ser acometida por desregulações em nível bioquímico e molecular.O prazer tem evolutivamente a  função de manutenção da espécie humana, pois promove o comportamento de comer, de sexo, de cuidado da prole, de aceitação social, de recompensa por conquistas, entre outros. Doenças nesse circuito, chamado de circuito de recompensa, promovem perda de controle, com consequente exagero no comportamento, tornando-o impulsivo e compulsivo.
As drogas de abuso se utilizam exatamente desse sistema para produzir sua atividade psíquica e a consequente dependência. Os comportamentos aditivos, como os citados acima, atuam de maneira muito semelhante.
Especificamente no caso dos jogos eletrônicos, temos como critérios de doença :
- o prejuízo do controle sobre o jogar, em termos de duração, frequência e situação de jogo.
- A priorização do jogo sobre outras atividades e interesses cotidianos.
- A continuação ou escalada do jogo apesar da ocorrência de consequências negativas.
- prejuízo significante no funcionamento pessoal, familiar, social , educacional ou ocupacional, por 12 meses ou menor período dependendo da intensidade dos sintomas.
     É interesante notar que já existe um diagnóstico de problemas ligados a jogo, o chamado jogo patológico. A diferença essencial entre o jogo patológico e o transtorno de jogo é que no jogo patológico existem apostas, ou seja, são também chamados jogos de azar ( em inglês gambling, ao contrário de gaming).
     Tenhamos em mente a necessidade de estabelecer um controle de nossas crianças principalmente nos critérios tempo de jogo, horário do dia em que jogam, presença de desconforto ao não poder jogar, insônia, ansiedade e prejuízos escolares, de relacionamentos ou outros que possam advir do jogo eletrônico excessivo. Da mesma maneira nós, adultos, corremos esse risco. É necessário moderação.
Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Aspectos práticos para lidar com a ansiedade e a depressão, do ponto de vista não farmacológico.