Como evitar que seus filhos tenham problemas com drogas?
Como evitar que seus filhos tenham problemas com drogas?
Observe no seu filho se há traços de problemas emocionais como timidez excessiva, dificuldade de aprendizado, agressividade, baixa auto estima. Nesse caso encaminhe para avaliação psicológica.
Observe os amigos de seu filho; se eles parecem usar drogas acredite na sua intuição e aconselhe seu filho a se agregar e dar mais atenção a outros grupos.
Não permita uso de álcool antes dos 18 anos. Não permita uso de tabaco ou indícios de uso dessas substancias. Repreenda se o filho tiver cheiro de cigarro ou parecer embriagado mesmo após os 18 anos.(ou seja, fizer abuso de álcool).
Os pais não devem utilizar álcool em excesso na presença dos filhos.
Promova com que seus filhos almocem e jantem com vocês, e tenham rituais familiares: ver filmes juntos, ir a aniversário de familiares, viajar juntos.
Promova a prática de esportes.
Evitem ao máximo a ocorrência de conflitos familiares graves, e, se houverem conflitos conjugais, procurem ajuda especializada.
Promovam constantemente e ativamente o diálogo e interação afetiva entre os membros da família, com objetivo de promover vínculo afetivo.
Conheça as atividades de seus filhos e suas amizades.
Não seja autocrático, ou seja, pouco responsivo e impositor de regras.
Não seja permissivo, ou seja, indulgente e negligente.
Tenha claras as normas da casa e os limites comportamentais dos filhos, e tenha certeza que as normas são claras a todos.
Os pais devem se portar como autoridades, educadores, figuras de confiança e de respeito. Não devem se comportar como amigos e fazer parte da roda de amigos dos filhos.
Evite o tabagismo.
O pai deve ser afetivo. Culturalmente o pai é visto como provedor e a mãe como afetiva. o afeto do pai é muito valorizado como aprovação do comportamento filial, diferentemente do afeto da mãe, entendido como incondicional.
O pai deve dispender boa parte do tempo livre com os filhos.
Compartilhar valores e crenças sobre drogas, e estabelecer normas sobre o uso de drogas (proibição). Proibição ao uso de drogas deve estar na cultura familiar, e a proibição é normalmente aceita devido ao conhecimento sobre as drogas, transmitido pelos pais, e ao vínculo pais-filhos construído ao longo do tempo.
Conhecer os amigos dos filhos, não sendo considerado amigo desses, mas uma pessoa boa e de confiança. Conhecer os pais dos amigos dos filhos.
Exigir bom desempenho escolar, ou no mínimo esforço escolar suficiente.
Incentivar que o filho se engaje em atividades comunitárias e de soliedariedade.
QUANTO A FORMACÃO DA PERSONALIDADE
Promova frustração: não dê tudo que seu filho pede (mesmo que você tenha condições para tal).
Promova adiamento de recompensas: Ex: você pode ganhar um chocolate agora. Mas se você esperar a semana que vem ganhará três chocolates.
Nunca coloque o filho no centro das decisões familiares. Ex: para onde vamos nas férias? Simplesmente leve em consideração a sua opinião igualando-a a dos outros componentes da família.
Em brigas ou problemas de relacionamento com colegas na escola não parta do princípio que seu filho é inocente. Pelo contrário mostre-se chateado com o ocorrido mesmo ele sendo inocente após uma análise racional da situação.
Evite excesso de proteção.
Passe bons valores: resiliência, tolerância ao estresse, trabalho. Exemplifique no seu proceder diário.