Como ajudar alguém a parar de usar drogas?

Aos Pais e amigos: Como ajudar alguém a parar de usar drogas

Em primeiro lugar vamos entender como funciona basicamente a dependência de drogas. Drogas de abuso utilizam receptores existentes no cérebro e provocam intenso prazer através da liberação exagerada de dopamina em algumas áreas, principalmente o núcleo accumbens. O sistema que recebe a droga existe para provocar prazer em atos como comer, fazer sexo, permanecer com um filho, etc. Ou seja este circuito cerebral é responsável pela preservação da espécie humana. Essa área cerebral é profunda, primitiva e não responsável pela racionalidade , apesar de obviamente ter ligações com o córtex pré frontal. Uma vez acionada de maneira errônea essa área cerebral passa a ter diferentes conformações, principalmente em numero de receptores de dopamina, o que provoca a cronicidade da doença.

Dito isso devemos entender que o uso de drogas é comandado pelo prazer de forma quase irracional. Portanto devemos combater isso com....racionalidade.

Todo usuário de drogas tende a manter o uso de maneira contínua, mas em algum momento de sua vida ele se confronta com a balança. Mas que balança?

A balança que coloca em um prato o prazer provocado pela droga e no outro prato o desprazer provocado pela droga.

Prazer não falta: uma descarga dopaminérgica de drogas é superior, por exemplo, a descarga dopaminérgica de ganhar um presente, uma competição, um abraço, ou até do sexo. Então como podemos lutar contra isso?

Intensificando ou pelo menos mantendo o desprazer provocado pela droga, ou seja, ampliando ou mantendo consequências do uso da droga. Exemplos práticos:

Se o uso de maconha fez o adolescente perder uma prova no colégio jamais resolva esse problema. Se ele perder o ano, talvez pare de fumar maconha, e talvez nao venha a entrar em contato com outras drogas.Caso contrario se habituará com sua atitude "quebra galhos".

Da mesma maneira não resolva outros problemas frequentes como cobrir a conta bancaria para o usuário sair do negativo e poder" dar um passo inicial "

Aos pais de filhos menores de 18 anos: sua casa é seu território e é você quem dita as regras.

Aos pais de filhos maiores de 18 anos: Se o filho não se sente confortável com as regras simplesmente as mantenha e incentive-o a estudar e trabalhar para conquistar sua própria casa, onde poderá agir do seu jeito. Parece agressivo mas não é. Isso pode ser dito com tranquilidade, desde que você acredite na importância da manutenção das regras. Exemplos de regras de casa: não fumar em casa ou não chegar com cheiro de cigarro, não fazer festas com bebidas, não trazer namorada para dormir, almoçar e jantar juntos, ir em aniversários de familiares, etc.

Um outro ponto importante: Não permita a manipulação da palavra cronicidade. Quando nós psiquiatras  nos referimos a cronicidade da doença queremos dizer que mesmo remitida a doença sempre estará pronta para ser reagudizada. Entretanto alguns usuários carregam este conceito objetivando que seu uso contínuo possa ser entendido por amigos ou familiares: "eu não tenho mais jeito.Uso há 20 anos. Minha doença é crônica" Não por acaso, quando ouço histórias como essa, penso logo no que expliquei no parágrafo de cima: Alguém está fazendo com que as consequências desse uso de drogas estejam sendo suprimidas. Alguém está fazendo com que esse dependente sobreviva, as vezes até com conforto.

Há casos, pasmem, em que a família paga uma viagem ou um tempo em um resort para que o dependente pare de usar drogas. Obviamente cria-se nesse caso uma vivencia de prazeres que só beneficia o paciente e seu sistema límbico, o cérebro menos racional que vive de prazer.O uso da droga vem seguido de prazer e não de desprazer, o que é necessário para o abandono da droga.

O sistema público de redução de danos não funciona porque não exige nada do paciente. O tratamento de CAPS, que funciona das 8:00 as 16:00h, fornece ao paciente comida, dinheiro e a certeza que será bem tratado pela manhã após usar droga a noite toda. É claro que há pacientes que conseguem se beneficiar mesmo num modelo tão precário. São infelizmente a minoria.

Finalizando. Como ajudar um dependente de drogas? Exigindo dele uma vida correta, condizente com sua idade, exigindo autonomia, exigindo sucesso educacional e profissional. Essa é a base.
Associe a isso um tratamento com psiquiatra, psicólogos e grupos de mútua ajuda e dará tudo certo. 

Abraço.

Ricardo Assmé












Postagens mais visitadas deste blog

Aspectos práticos para lidar com a ansiedade e a depressão, do ponto de vista não farmacológico.

Meu filho não quer parar de usar drogas.Como devo proceder?